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Fora da verdade não há salvação equivaleria a: fora da Igreja não há salvação, e seria também
exclusivo, pois não existe
uma única seita que não pretenda ter o privilégio da verdade. Qual é o homem que pode se vangloriar de possuí-la integralmente, se a área dos conhecimentos cresce sem cessar e as idéias evoluem a cada dia? A verdade absoluta é apenas acessível aos Espíritos da
mais elevada ordem, e a Humanidade terrena não poderia pretender possuí-la, pois não lhe é permitido saber tudo; ela pode apenas conhecer uma
verdade relativa e proporcional ao seu adiantamento. Se Deus tivesse feito da
posse da verdade absoluta a condição
expressa da felicidade futura, isso seria como um decreto de proscrição* geral, enquanto a caridade, até mesmo no seu sentido mais amplo, pode ser praticada por
todos. O Espiritismo, de acordo com o Evangelho, admitindo que se pode ser salvo
seja qual for a crença,
contanto que se observe a Lei de Deus, não diz: fora do Espiritismo não há salvação e, como ele não pretende ensinar ainda toda a
verdade, também não diz: fora da verdade não há salvação, o que dividiria ao invés de unir e tornaria eternos os antagonismos, isto é, as rivalidades.
E.S.E - Capítulo 15
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